Minicursos
1. Coelho Netto: uma lâmpada debaixo da cama – Prof. Claunísio Amorim Carvalho - Teólogo/Especialista em Ciências da Religião (ambos pela FATEH), Administrador (UEMA), Historiador (UFMA)
Este minicurso objetiva tratar da pessoa e da obra do escritor maranhense Henrique Maximiliano Coelho Netto (1864-1934), o famoso desconhecido. CANCELADO
2. Literatura e Cinema: páginas em cena - Juliana Belo (graduada Letras – UFMA) e Giselle Lisboa (graduada Letras – UFMA)
O minicurso objetiva investigar o contato entre as linguagens literária e cinematográfica, a fim de perceber suas nuances e possibilidades de diálogo.
3. “Athenas Brasileira”: a invenção de uma tradição- Helayne Xavier (graduada HST - UFMA)
Com este curso, pretendemos investigar o contexto histórico da construção do epíteto “Athenas Brasileira”, suas causas, seus atores e sua ideologia, para compreender a invenção dessa tradição.
4. O rei Artur na História e na Literatura - Profa. Dra. Adriana Zierer (UEMA)
O objetivo do curso é apresentar os elementos do mítico rei Artur nos relatos medievais. O rei Artur está associado a diversos atributos. Uma das suas imagens nos relatos de origem latina é a de ser um guerreiro invencível. Está também associado à prosperidade, justiça e ao caldeirão da abundância/Graal. Portanto, serão analisadas as várias imagens de Artur na literatura medieval.
5. Leitura e Reescrita de mundo através da oralidade e textos jornalísticos no contexto do ensino e aprendizagem de alunos do Ensino Médio (Prof. Esp. Marco Aurélio (UEMA – Pedreiras), com os alunos Glennda Sorhaya Lima Cordeiro, Thomas Antonio de Sousa Vieira e Valdetânia Ferreira Lima, formandos em Letras)
6. Fonética Básica da Língua Inglesa - Profa. Esp. Natércia Garrido
Este minicurso tem como objetivo apresentar os princípios básicos da estrutura fonética da língua inglesa, com ênfase nos sons que não são usualmente produzidos pelo falante nativo de língua portuguesa e que trazem mais dificuldade ao desenvolvimento da habilidade oral na aprendizagem de inglês como segunda língua.
7. Literatura infanto-juvenil – Profa. Esp. Edneide Santos
A literatura como manifestação da cultura e da arte tem sua história. Nesse sentido, o presente mini-curso pretende apresentar um panorama da gênese e da evolução histórica da literatura infanto-juvenil, desde as fontes orientais até as tendências atuais brasileiras, destacando seus autores e a contribuição de suas obras como veículo formador da mentalidade crítica.
8. O Novo Acordo Ortográfico: o que muda e o que não muda na escrita da língua portuguesa - Ana Carusa Pires Araujo; Edilane Ferreira Noronha Melo (ambas da FAMA)
Durante muitos anos, os estudiosos fizeram inúmeras tentativas para unificar a língua portuguesa, sendo somente sua concretude definida a partir de 2009. O novo acordo ortográfico surgiu com o intuito de padronizar a escrita da língua portuguesa em todos os países que a tem como língua oficial, isto é, falada em Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste. Assim, o presente minicurso tem como finalidade observar quais as mudanças mais importantes, principalmente para a língua portuguesa falada no Brasil.
9. COMPETENCIA COMUNICATIVA:
Teniendo como base el latin vulgar, el español es hoy uno de los idiomas más hablados del mundo, siendo el segundo más importante y el tercero más hablado, con alrededor de 400 millones de hablantes nativos. Es la lengua oficial de España, de Guinea Ecuatorial y de diecinueve países de Latinoamérica. Además de eso, es importante que se sepa que el español ejerce hoy, una gran importancia en el entorno turístico, comercial, profecional, bien como cultural. Todo eso muestranos lo cuan es importante, necesario y útil, aprender la lengua española y, porque no decir, valerse de ella como lengua segunda (L2). Por ello se propone, a través de ese mini-curso, presentar, de manera instrumental, la lengua española a todos a quellos que desean dar el primer paso rumbo al aprendisaje de esa lengua.
10. A gíria e seu uso diante de situações comunicativas – Profa. Priscila Karina Santos Moreno
Esse minicurso situa-se na área da Sociolingüística e tem por finalidade estudar o uso de gírias como um recurso comunicativo de grupo, bem como colaborar para a extinção da visão preconceituosa acerca dessa linguagem a partir da demonstração das principais gírias encontradas no universo dos jovens de São Luís - MA, esclarecendo sua importância e utilização como processo sociolingüístico variacionista.
Oficinas
1. Le français, c’est facile! - Profa. Ms. Eva Chatel
A oficina se dirige àqueles que nunca estudaram a língua francesa ou a iniciantes e objetiva apresentar elementos fundamentais para a comunicação e desmitificar o francês como uma língua difícil de ser aprendida.
2. Criação Literária - Profa. Ms. Maria Aracy Bonfim (DELER – UFMA)
O processo criativo dividido em duas partes: 1) teórica, em que serão analisados autores, trechos de obras e detalhes peculiares de seus estilos e 2) prática, em que os participantes deverão criar seus textos para apreciação e análise durante a própria oficina.
3. RPG: uma abordagem lúdica para o ensino da história e da cultura afro-brasileira - Richard Pinto (graduado Letras – UFMA)
O presente trabalho tem como finalidade desenvolver uma experimentação das potencialidades educacionais do RPG enquanto metodologia de ensino que promova a reflexão a respeito da necessidade de reconhecer a importância das populações de matiz africana na construção histórica, cultural e social do Brasil. Previamente à oficina será produzido pelo ministrante um encarte de RPG didático para ser abordando os conteúdos propostos. A oficina será um treinamento para que os participantes tornem-se aptos a aplicá-lo em sala de aula e a produzir seus próprios materiais. Os participantes terão uma experiência de jogo onde os conteúdos serão passados através da história que será construída em conjunto.
4. Contos e lendas africanas nas aulas de língua portuguesa: um resgate ao encantamento da leitura e o respeito à diversidade cultural - Profa. Esp. Cristiane Araujo Lima (UEMA)
O uso de contos e lendas na sala de aula pelos professores de língua portuguesa é uma tentativa de introduzir uma nova maneira de aquisição lingüística e de ampliação da visão sobre novas culturas, utilizando a temática África. A proposta para tal introdução versaria pela interdisciplinaridade. (...) o presente trabalho intenta em exaltar e valorizar o encantamento da leitura e o respeito à diversidade cultural tão preconizado nessa sociedade multicultural.
5. LIBRAS em Contexto - Márcio Pinheiro (graduando UEMA, intérprete de LIBRAS) e Alisson Ramalho (graduando UEMA)
Apresentação teórica sucinta sobre a origem, legislação, particularidades lingüísticas e aspectos fonológico, semântico e sintático da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Datilologia (alfabeto manual), os cinco parâmetros de formação de sinais, os numerais, saudações e alguns verbos e substantivos nessa língua. Aplicação em possíveis situações do cotidiano e em diversos ambientes (escola, trabalho, lojas, etc) e contextos. Utilização de dinâmicas para o desenvolvimento de maior consciência e desenvoltura das expressões faciais e corporais (que são de suma importância para a comunicação em LIBRAS). Bingo educativo em LIBRAS, em que as cartelas contêm nomes na Língua Portuguesa que deverão ser marcados caso seja sorteado e executado pelo instrutor em Língua de Sinais.
6. ARTE, PALAVRA E IMAGEM NOS LIVROS INFANTO-JUVENIS - Profa. Esp. Edneide Santos
Em uma obra literária tanto a palavra escrita como a imagem tem seu valor. Se a palavra tem significado, a imagem também tem, pois se é verdade que o texto nos remete a uma imagem, ilustrada ou não na obra, é verdade que a imagem também nos remete ao texto, uma vez que exerce um papel narrativo. E tudo isso é arte. Nesta perspectiva, a oficina 'Arte, Palavra e Imagem nos Livros Infanto-Juvenis', foi planejada com a pretensão de apresentar um breve histórico da ilustração no livro infanto-juvenil, pontuando sua importância, o seu significado e sua contribuição para a obra literária de crianças e jovens, bem como desenvolver possibilidades de trabalho de leituras de imagens de maneira significativa e prazerosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário